Produção em pequenos lotes de esferas recheadas
Muitas empresas que fabricam esferas recheadas utilizam precursores semiacabados, integrando esferas pré-fabricadas em seu processo de produção. O esforço de fazer “bolinhas” manualmente e depois enchê-las é simplesmente grande demais.
No entanto, de vez em quando, os chocolateiros querem usar o seu próprio chocolate para fazer bolas, ou aplicar o processo “do feijão à esfera”. Nesses casos, o produtor de chocolate não tem outra escolha senão realizar a trabalhosa tarefa de produção das esferas. Para facilitar esse processo, a BRUNNER oferece diversas soluções semiautomáticas, com as quais as “bolas” recheadas podem ser produzidas de forma mais rápida e simples.
1. “Máquina centrífuga de mesa “Mini Spin”
A Mini Spin oferece inúmeras vantagens:
-
baixo custo de investimento
-
fácil de usar
-
baixos requisitos de área/espaço
-
trabalho limpo
-
espessura uniforme da casca
-
também são possíveis recheios líquidos
-
12 moldes podem ser utilizados na máquina centrífuga ao mesmo tempo (ou seja, 144 bolas podem ser centrifugadas ao mesmo tempo)
-
os moldes para o Mini Spin podem ser usados em uma máquina centrífuga maior com adaptador
2. Sistema “EASYTRUFFLER”
Com o sistema EASYTRUFFLER e uma máquina centrífuga para figuras ocas, você pode fazer suas próprias cascas de trufas. O sistema combina as vantagens de um molde de chocolate sólido e de uma embalagem blister descartável ou multiuso. A parte superior sólida para bolas ou ovos oferece aberturas perfeitas para inserir recheios de consistência pastosa ou líquida.
Também pode ser usado em todos os sistemas atuais de dosagem única no formato de molde 380x295mm. Pode ser combinado de tal forma que, com uma parte superior sólida em policarbonato com furos para enchimento, novas oportunidades se apresentam. Graças a este desenvolvimento, as aberturas de enchimento irregulares e o risco de resíduos de plástico nos moldes de blister são coisas do passado. A parte inferior pode ser um blister descartável, um blister multiuso ou um molde sólido de policarbonato.
3. Sistemas compactos one-shot para tamanhos de molde 275x175mm
“One-shot” é uma designação dentro da indústria de confeitaria que indica um processo no qual a casca e o recheio dos bombons e das barras recheadas são inseridos no molde de uma só vez. Usando uma matriz tubular externa, o chocolate para a casca é inserido no molde. Um pouco mais tarde, por meio de um bocal de enchimento dentro da matriz tubular, o recheio é dispensado no molde. Isso ocorre durante o mesmo processo de trabalho com apenas um breve atraso. Para garantir uma cobertura completa de chocolate, o chocolate dura um pouco mais que o recheio
Para produzir bolas recheadas e ovos, são necessários moldes duplos. A metade superior possui uma abertura para o bico de dosagem.
Os moldes duplos da BRUNNER estão sempre sendo desenvolvidos e adaptados às demandas existentes.
Eles são adequados para todos os sistemas fornecidos por todos os fabricantes de plantas compactas one-shot. Devido ao seu processo de produção termoprensado, os moldes BRUNNER são muito leves e flexíveis, o que significa que os moldes precisam de menos ímãs e ainda são extremamente herméticos. A quantidade baixa de ímãs é melhor para o meio ambiente, para a carteira e claro para os dedos, pois abrir os moldes é muito mais fácil, exigindo menos força.
A altura dos novos moldes foi ajustada para que a parte inferior possa ser utilizada tanto para bolas quanto para ovos.
Naturalmente, os moldes são feitos de policarbonato e são tão duráveis como sempre.